FLORENCE NIGHTINGALE (1820 - 1910)


Florence Nìghtingale  ganhou fama como fundadora da profissão de enfermeira e como reformadora do sistema de saúde. 

Como enfermeira-chefe do exercito britânico durante a guerra da Criméia (1854 a 1856) constatou que a falta de higiene e as doenças matavam grande numero de soldados hospitalizados por ferimentos. 

Suas reformas reduziram a taxa de mortalidade em seu hospital militar de 42,7% para 2,2%; ela voltou famosa da guerra e logo passou a batalhar, com considerável sucesso, pela reforma do sistema militar de saúde.


Uma das principais armas que Florence Nightìngale utilizou em seus esforços foram os dados - e ela os tinha, pois além de se preocupar com a melhora do atendimento médico ela também se preocupou com a sua obtenção e organização. 

Foi pioneira na utilização de gráficos, para apresentar dados em uma forma clara que mesmo os generais e membros do parlamento pudessem compreender. 

Seus gráficos criativos constituem um marco no crescimento da nova ciência da estatística. 

Ela considerava a estatística essencial para entender qualquer problema social e procurou introduzir o estudo da estatística na educação superior.

Florence Nightìngale utilizava a análise dos dados e os gráficos como uma porta para o bom entendimento; fazia resumos numéricos e calculava taxas de mortalidade detalhadas. 

Para ela, os dados não eram impessoais e abstratos, porque mostravam-lhe, e ajudavam-na a mostrar aos outros, como salvar vidas. 

Isto é verdadeiro ainda hoje

Para retornar ao índice de biografias