Gauss, Johann Carl Friedrich (1777-1855)


Carl Friedrich Gauss, um dos matemáticos mais importantes e prolíficos de todas os tempos, nasceu em Braunschweig, Alemanha no dia 30 de abril de 1777. Gauss foi reconhecido como um prodígio na escola primária, em parte por causa da sua hoje  famosa solução para o problema

1 + 2 + ··· + 100,

que ele obteve notando que a soma puderia ser representada como 50 pares de números, cada um deles somando 101. Gauss freqüentou a Universidade de Göttingen de 1795 a 1798, onde ele fez importantes descobertas. Ele recebeu o grau de doutor da Universidade de Helmstedt, escrevendo a sua dissertação em que apresenta o hoje conhecido como o teorema fundamental da álgebra (toda equação polinomial tem uma solução complexa). Este resultado, junto com muitos outros na teoria dos números foi publicado no seu livro Disquisitiones Arithmeticae (Investigações em Aritmética) em 1801, um dos livros matemáticos mais importantes e famosos já escritos. Em 1807, Gauss foi designado professor de matemática e diretor do observatório de Göttingen, cargos que ele ocupou durante o resto de sua vida.

A amplitude das contribuições de Gauss para a matemática é extraordinária. Estas incluem resultados fundamentais na teoria dos números, equações diferenciais, séries infinitas, seções cônicas, integração numérica, funções hipergeométricas, geometria diferencial, geometria não-Euclidiana, álgebra linear, e teoria potencial,. As descobertas matemáticas foram feitas geralmente para resolver problemas em física onde a lista de assuntos que influenciados fortemente por Gauss é igualmente impressionante: astronomia, eletricidade, magnetismo, ótica, e geodésia.

Em probabilidade e estatística, Gauss é famoso pelo desenvolvimento do método dos mínimos quadrados e pela descoberta da distribuição normal, agora também conhecida como a distribuição Gaussiniana em sua honra.

Gauss foi eleito Companheiro da Sociedade Real em 1804, e recebeu a Medalha de Copley da sociedade em 1838. Até uma cratera na lua leva o nome de Gauss.

Gauss morreu no dia 23 de fevereiro de 1855 em Hanover, Alemanha.

Para retornar ao índice geral de biografias: