Pareto, Vilfredo (1848-1923)


Vilfredo Pareto nasceu em Paris no dia 15 de julho de 1848, mas foi educado na Itália. Ele freqüentou Universidade de Turin, onde estudou  matemática e física, formando-se em 1867. Depois Pareto freqüentou também a escola de engenharia em Turin, formando-se em 1870. Ele trabalhou como engenheiro chegando a tornar-se diretor de uma companhia de estrada de ferro.

Pareto então voltou-se para o estudo de política, sociologia, e economia. Em 1893 ele foi designado como professor de economia política na Universidade de Lausanne na Suíça.

Pareto é mais conhecido por sua dedicação à matemática voltada para a economia e a sociologia. Talvez o seu livro mais influente tenha sido “Trattato Generale Sociológico” (Mente e Sociedade), que publicou em 1916 que explorando a relação entre o indivíduo e a ação social. É pensamento de alguns autores que a convicção de Pareto na superioridade de uma classe de elite tenha contribuído para a elevação do Fascismo na Itália.

Para os estudantes de probabilidade, Pareto é conhecido pela distribuição de probabilidade que leva o seu nome e que modela a repartição do rendimento.

Pareto morreu no dia 19 de agosto de 1923 em Lausanne, Suíça.

Para retornar ao índice geral de biografias: