Pythagoras (582-500 AC)


Pythagoras nasceu aproximadamente em 582 AC na ilha grega de Samos.

Aproximadamente em 530 AC, ele fundou uma sociedade secreta que era em parte científica e em parte religiosa. O Pitagórico acreditava na simplicidade e frugalidade em comida, vestimenta e posses materiais, e dedicavam as suas vidas aos estudos filosóficos. Pythagoras influenciou fortemente a Platão, sendo assim uma figura fundamental na filosofia ocidental.

Os Pitagóricos fizeram avanços fundamentais em astronomia, postulando que a terra e  os outros planetas são esferas que viajam em órbitas sobre o sol.

Na matemática, os Pitagóricos acreditavam na importância central dos números, estudando as propriedades dos números pares e impares, os números primos, e os números quadrados. O famoso teorema de Pitágoras (o quadrado da hipotenusa de um triângulo retângulo é igual à soma dos quadrados dos outros dois lados) foi resumido e explicado com uma simplicidade incrível. Em probabilidade, deduziram e explicaram que a variância da soma das variáveis aleatórias não correlacionadas iguala a soma das variâncias.

Para retornar ao índice geral de biografias: